Páginas

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O MILAGRE DO NOVO NASCIMENTO





O Novo Nascimento é com certeza o segundo passo em direção a Deus, o passo que deve dar para ser feliz  na presença do Senhor. No outro estudo, aprendemos sobre “O Caminho para Deus”. Sabemos que o caminho que nos leva às mansões celestiais é Jesus Cristo, Ele é o caminho, a verdade e a vida.  O segredo de uma vida feliz e vitoriosa é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Vamos falar hoje sobre “O Novo Nascimento”.
 Como nascer de novo? Porque nascer de novo?
 Qual o resultado do novo nascimento.

  “Jesus respondeu e disse-lhe. Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3.3)

Nosso Senhor Jesus Cristo falando a Nicodemos disse: “Importa-vos nascer de novo.” O apóstolo Paulo em (Tito 3:5) afirmou: “Não por obras de injustiças praticadas por nós. Mas segundo a sua misericórdia nos salvou pela regeneração e pela renovação do Espírito santo.” O Novo Nascimento que fala em (João 3) é chamado de regeneração. Em (Tito 3:5) a mesma verdade é apresentada sobre outro termo, e em (Efésios 2:1) diz assim: “E vos vivificou, estando nós mortos em ofensas e pecados.”

A palavra vivificar tem o mesmo conceito que nascer de novo ou regeneração. A Bíblia sagrada sempre faz referência aqueles que são filhos de Deus.  Em I  Jo 3:2  diz: “Amados agora somos filhos de Deus e ainda não é manifestado o que havemos de ser” Verso 1º  “Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus.”

Vemos que as Escrituras empregam o mesmo conceito usado por Jesus. Quando Jesus falou a Nicodemos “Importa-vos é nascer de novo” Em (2coríntios 5.17) diz: “Que se alguém está em Cristo é nova criatura” Então, quando falamos de Nascer de Novo, Regeneração, Vivificação, Nova Criatura, podemos ver que todas essas palavras trazem para nós o milagre do “Novo Nascimento” E é sobre ele que queremos considerar neste estudo.


Quem nasce neste mundo, nasce espiritualmente morto. Precisa, portanto nascer outra vez de um novo Pai, em uma Nova Família se quiser ter a Vida Eterna e se tornar um filho de Deus. Bem, todas as pessoas menos Adão vieram a este mundo de um mesmo modo, pelo mesmo nascimento.

Agora se vamos nascer da família de Deus isto deve dar-se através do milagre de um novo nascimento, de um novo Pai que nos pode dar uma natureza nova para que possamos ser feitos filhos de Deus.

Pois não há verdade mais importante do que esta, afirmada por Jesus a Nicodemos: Importa-vos nascer de novo. Vamos ver agora algumas passagens bíblicas que destacam diferentes aspectos desta verdade, para que possamos entender melhor este milagre.  O milagre do novo nascimento.

  A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem chamados filhos de Deus; aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus” (João 12 e 13).  No verso 13 João afirma “Os quais nasceram de Deus” nós vemos a ênfase é colocada no autor do Novo Nascimento.  Deus é o autor do plano da salvação.

  Em (1 Coríntios 1. 30) nos recorda que Jesus Cristo é a sabedoria de Deus. Em (Romanos 3. 26) nos diz que a salvação a nós é oferecida em Jesus, e é a manifestação da sabedoria de Deus. A salvação não foi uma reflexão tardia, como se depois do homem pecar Deus descobrisse um meio de consertar uma brecha no seu plano. A salvação foi ordenada por Jesus antes dos princípios dos tempos.  “Antes mesmo da fundação do mundo, afim de que Deus pudesse manifestar toda a sua graça e amor, misericórdia, sabedoria, justiça e santidade.” (Efésios 1. 4).

A salvação não tem origem no sangue, não é de linhagem humana, não veio pela vontade da carne ou porque o homem tenha buscado a Deus quando se viu nas trevas. O homem morto em transgressão não tinha desejo de Deus. Não tinha vontade nenhuma de buscar a Deus.

Deus Planejou e providenciou o milagre do novo Nascimento, afim de que os seus filhos pudessem habitar nos céus por toda Eternidade, Ele mandou o Espírito Santo realizar o trabalho;

Ele deu o seu Filho Jesus para que Ele pudesse suprir a base para salvação pelo derramamento do seu sangue. E nos deu a sua Santa Palavra, afim de que pudéssemos conhecer o Filho e assim pela fé alcançarmos o milagre do Novo Nascimento.

Que coisa maravilhosa é tomarmos conhecimento desta verdade
  É necessário então nascer de novo para anular assim a natureza do pecado, e isso se dá através de Jesus Cristo. Basta apenas à aceitação, a atuação de Cristo na nossa vida. Se você ainda não nasceu de novo, não perca a oportunidade aceite ainda hoje a Jesus Cristo e passa ser uma pessoa regenerada e vivificada. Torne-se hoje um filho (a) nascido de Deus, abra o seu coração e deixe Jesus atuar na sua vida. Venha fazer parte da família de Deus e se credenciar para morar no céu com o Pai por toda Eternidade!


Destacamos agora alguns pontos importantes deste tema:

Porque nascer de novo? 
Como nascer de novo?                                     
E qual o resultado do novo nascimento?

 1º Porque o novo nascimento?
Aprendemos que por causa do pecado o homem tem se distanciado de Deus. O homem morto espiritualmente é necessário nascer de novo. Sabemos que o homem foi criado por Deus a sua imagem e semelhança. Gen. 1. 26.

Adão e Eva após desobedecerem às ordens Divinas perderam a imagem do Senhor. Todos nós agora somos pecadores diante de Deus por causa de Adão e Eva. “Todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rom.3.23). Mas para nos salvar, Deus nos enviou Jesus, manifestando a sua misericórdia e amor. (ler João 3.16)

O Novo Nascimento se dá na vida do homem e da mulher através de aceitar o plano de salvação. Lembrando que a obra da redenção só é válida pela aceitação de Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida.

 É importante falar sobre isso, porque muitas pessoas aceitam a Jesus somente como Salvador, e não como Senhor assim não estão aceitando o Novo Nascimento. Por quê? Porque Senhor quer dizer dono, devemos ser submissos a Deus. E vemos pessoas hoje em dia seguindo a Jesus do jeito delas, de qualquer maneira, murmurando muitas vezes dos mandamentos do Senhor, passando por cima da Palavra de Deus. Agradando a si mesmo e não ao Senhor Jesus Cristo. É importante saber quê, para a salvação se concretizar, para alcançarmos Vida Eterna, devemos aceitar Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. 

Pois bem, após o homem aceitar Jesus, arrependendo de seus pecados ele passa pelo processo do Novo Nascimento. Nascimento este espiritual, isto é, um transplante da natureza de Cristo (natureza divina) pela nossa natureza humana (falha) II Pedro 1. 4.

  Romanos 6.6 diz que o velho homem já foi crucificados com Cristo. Após o homem, a mulher aceitar a Jesus, nasce uma nova pessoa, portanto nasce de novo, em uma nova família e um novo pai. II Cor. 5.17 “Se alguém está em Cristo nova criatura é”

2º) Como nascer de novo?
Nicodemos fez a mesma pergunta pra Jesus no verso 4 de João 3.   Como o homem pode nascer, sendo velho? Porventura pode tornar a entrar ao ventre de sua mãe e nascer?  

  A fé, o amor, a aceitação do plano divino do Senhor se dá através da Palavra, ela mesma nos diz: “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus” Rom.10.17 Nascer de novo pela purificação.  “Eu vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo...” (Ezequiel 36.26).

É necessário passar pela regeneração que é igual a (arrependimento). O Espírito Santo que faz este trabalho é Ele que nos convence que somos pecadores (Jo. 16.8). Somente o Espírito Santo devolve ao homem a imagem de Deus. “Deus nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo” (Tito 3. 5). 

Ouvindo a palavra de Deus, o Espírito Santo leva o homem ao arrependimento, após arrepender-se, ele passa, portanto a nascer de novo. E Jesus respondeu a Nicodemos: “É necessário nascer da água e do espírito para entrar no Reino de Deus” ( Jo. 3. 5).
Que é na verdade, passar pela regeneração. Água lembra limpeza, a água limpa, leva embora as impurezas. “Para  a santificar purificando-a com a lavagem da água pela palavra”(Efésios 5.26). Sabemos então que a Palavra de Deus nos lava, nos limpa por dentro e fora, ela nos ensina a agradar a Deus.

Novo nascimento quer dizer: Nova atitude, mudança de rumo, resultado da atuação de Deus em nossas vidas. O homem que nasce de novo, “As coisas velhas já  passaram; eis que tudo se fez novo.” (II Cor.5:17)  nasce nele(a) os frutos do espírito. Que é Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5.22). 

Mudança maravilhosa na vida do homem (outrora pecador, depois nova criatura) Com essa transformação dá o início do crescimento espiritual. Não é só nascer, quem nasce precisa crescer. Cresce espiritualmente até alcançar a maturidade cristã, através da oração, do jejum, da consagração, lembrando que as lutas e provações fazem parte do crescimento espiritual na vida do cristão, pois servem para firmar e amadurecer espiritualmente e para adquirir experiência e confiança em Deus.

3º) Qual o resultado do Novo Nascimento?

É a transformação, muda tudo na vida da pessoa que nasce de novo, que aceita a Jesus. A pessoa que mentia, chingava, matava, ela não vai mais cometer esses delitos, porque não tem mais nela a inclinação para o mal pois foi mostrada a ela a verdade, agora esta pessoa irá olhar somente para Deus, irá se santificar, porque o Espírito Santo implantou (nela) a natureza divina. (II Pedro 1.4 e Rom.8.11)

O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito (João 3.6).
 :
O que é nascido da carne é carne, ou seja, o nascimento carnal. Mas é necessário nascer uma segunda vez, agora pelo espírito. Nascer de Deus, e este nascimento é para a Vida Eterna.

Andemos como Jesus andou.  (I João 2:6).  Vemos que milhões de pessoas não se enquadram nesta palavra, são guiadas e dirigidas pela carnalidade, por quê? Porque não passaram do primeiro nascimento (nascimento carnal) Por isso que fazem somente o que a carne e o que o mundo oferece. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impurezas, inimizades, iras dissensões, invejas, mentiras... (Gálatas 5.19).

Aquele que nasce pela segunda vez, que é nascido de novo, abandona a natureza pecaminosa. Porque todos nós nascemos com essa natureza a inclinar somente para o mal. Mas no processo do Novo Nascimento, o velho homem, a velha natureza morre, pois já foi crucificado com Cristo e nisso passamos a ser uma nova pessoa, purificada, santificada, com a mente e a natureza de Cristo. (Fil.2.15).

Romanos 8.1, está escrito: “Portanto agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito” Guardem bem esta palavra: Nascer do espírito, andar também, segundo o espírito “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus”. (Rom.8.14).


Precisamos passar pelo batismo, através da Palavra de Deus. Não fazendo como os fariseus e doutores da lei que rejeitaram o conselho de Deus contra a si mesmo, não tendo sido batizados por ele. (Efésios 5.26 - Lucas 7.30).

 Regenerados e transformados.  Toda árvore boa dá frutos bons e toda árvore má produz frutos maus (Mateus 7.17).

O homem e a mulher com atitudes cristãs, estes são os verdadeiros cristãos. 
É preciso haver o brilho e a luz de Cristo na vida do crente.


É necessário haver decisão, sim, sim, não, não...(Mateus 5.37). O homem outrora é dirigido pela maldade, pelo orgulho, pelas vaidades, e depois é dirigido pelo Espírito Santo de Deus.  Semelhante a ação do vento, o Espírito Santo atua no coração do homem, dissipa a maldade e transforma-o (Jo 3.8).


NOVO NASCIMENTO IGUAL À CONVERSÃO
Livre Arbítrio do homem é o Arrependimento (não endurecer o coração)
Desejo de Cristo sempre foi ensinar e salvar a todos
O nosso dever: Pregar o Evangelho e honrá-lo,
 (II Tess. 2.14 e Mat. 28.19. 20).
Curiosidade: Será que Nicodemos aceitou o Senhor Jesus?
Tudo leva a crer que sim, ler João 19.39-40.


Agora prezado leitor eu falo diretamente a você.


Você já nasceu de novo? Você já foi regenerado?

Já se tornou filho de Deus?

Se você ainda não se converteu, não experimentou uma vida de total mudança espiritual.  Não passou ainda pelo Milagre do Novo Nascimento, abra o teu coração neste momento, deixe Jesus entrar, e aceite-o como Senhor e Salvador de tua alma. E não te esqueça que o SENHOR JESUS te AMA e está esperando a tua decisão  para atuar em todas as áreas da tua vida.

  Deus abençoe a todos
Edna Caetano














 

Um comentário: